Quem inventou o email?


O primeiro sistema de troca de mensagens em computador foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre users de um mainframe.
Acredita-se que os primeiros sistemas criados com tal funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.
O sistema para troca de mensagens transformou-se num e-mail em rede, permitindo que diferentes computadores trocassem mensagens entre si.
A rede ARPANet prestou uma grande contribuição para a evolução do e-mail. O envio de mensagens electrónicas entre diferentes sistemas dentro desta rede terá surgido logo após a sua criação, em 1969.
Ray Tomlinson era engenheiro na BBN (Bolt Beranek & Newman), empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos EUA em 1968 para implantar a ARPANet.
Tudo começou em 1971 como uma brincadeira, quando Tomlinson começou a enviar mensagens a si próprio e aos seus colegas. Tomlinson somou as funcionalidades dos programas SNDMSG (send message) e do Readmail, para ler correio electrónico.
Tomlinson também trabalhava no projecto CPYNET, usado para transferência de ficheiros entre computadores ligados em rede. Decidiu juntar os dois programas.
@
Tomlinson escolheu o glifo @ para definir como endereçar as caixas de correio. Enviou a si próprio um e-mail. A BBN tinha dois computadores do tipo PDP-10 ligados entre si pela ARPANET.
A mensagem viajou através da rede entre duas máquinas na mesma sala, em Cambridge – o primeiro e-mail enviado. Depois de se ter assegurado que o programa SNDMSG funcionava em rede, enviou uma mensagem aos seus colegas avisando-os da nova funcionalidade, com instruções como usar o @ entre o nome do utilizador e o do seu computador.

Comentários